segunda-feira, 4 de novembro de 2013

ÉTICA E CURRÍCULO

ÉTICA E CURRÍCULO



As pessoas não nascem boas ou ruins; é a sociedade quer queira, quer não, que educa moralmente seus membros, embora a família, os meios de comunicação e o convívio com outras pessoas tenham influência marcante no comportamento da criança. E naturalmente a escola também tem. É preciso deixar claro que ela não dever ser considerada a única instituição social capaz de educar moralmente as novas gerações.
Também não se pode pensar que a escola garanta total sucesso em seu trabalho de formação. Na verdade, seu poder é limitado todavia, tal diagnostico não justifica. Mesmo com limitações, a escola participa da formação moral de seus alunos. Valores e regras são transmitidos pelos professores, pelos livros didáticos, pela organização institucional, pelas formas de avaliação, pelos comportamentos dos próprios alunos, e assim por diante. Então, ao invés de deixa-las ocultas, é melhor que tais questões recebam tratamento. Isso significa que essas questões devem ser objeto de reflexão da escola como um todo, ao invés de cada professor tomar isoladamente suas decisões.
O currículo e ética estão vinculados na parte da cultura, da moral, do convívio, do modo de pensar e do comportamento do aluno. O currículo ele vem para dar mais conhecimento e troca de experiência com o aluno e professor.
"A preocupação com o ensino/aprendizagem da ética no currículo escolar exige primeiramente a formação do professor com inclusão deste tópico em suas disciplinas. Educação Moral tem aparecido em algumas Faculdades de Educação ainda de forma tímida, como uma disciplina eletiva ou optativa. Para que a presença da ética seja uma realidade que funcione de modo adequado no currículo escolar, é indispensável que os professores recebam formação neste sentido. Como no sistema brasileiro de educação, o professor das primeiras quatro séries do Ensino Fundamental (agora chamadas do segundo ao quinto ano escolar) é formado no Ensino Médio, entende-se que a Educação Moral tem que ser uma disciplina presente também neste nível de ensino.
Educação Moral é a disciplina que permite ao futuro professor, tanto o que está cursando o nível médio como um curso superior, conhecer questões e problemas de ética para poder proporcionar aos alunos esta aprendizagem. A presença da Ética no currículo escolar é uma exigência tanto no plano dos alunos, crianças e jovens estudantes, como na perspectiva da formação de seus professores."

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