Currículo e Política
Pública Educacional
O currículo escolar é uma construção social
de conhecimentos envolvendo a política e legislação, pois a escola pública
tem-se regras e a serem obedecidas através da constituição e do poder público.
A escola pública é composta por
Diretores, Orientadores e Professores que através de concursos são contratados.
As Disciplinas a serem desenvolvidas em sala de aula, complementam um sentido de
conhecimento pedagógico, cultural e político.
Na disciplina Política
educacional conhecemos leis e artigos, porém não respeitados como deveriam, mas funcionam
dentro das escolas públicas
burocraticamente.
Vimos que na política e
legislação têm-se projetos e aprovações a serem discutidos e aprovados, envolvendo
o currículo escolar como a contratação de profissionais que desenvolvam
conteúdos de conhecer, ensinar e aprender com alunos, juntamente com a gestão
escolar e comunidade fazer projetos culturais que motivem os alunos para
estudar e se tenha um aprendizado melhor.
Há bastante flexibilidade nos currículos escolares, permitindo que ocorram mudanças quando e onde elas se fizerem necessárias. A gestão de cada unidade escolar é bastante democrática, pois os (as) diretores (as) de cada escola pertencem à comunidade em que ela está localizada, o que faz da figura do administrador escolar uma espécie de ponte entre a instituição e o contexto em que ela está inserida.
Assim, a política educacional tem muito a ver com o contexto e a organização política de cada sociedade, e o seu perfil depende em grande parte desse aspecto da sociedade em que ela existe.
Se a cultura de um povo é democrática e ele atua nas decisões políticas, é provável que sua política educacional acate as sugestões e os anseios da população, mas em contextos autoritários, nos quais o povo é subjugado por uma cultura extremamente dominadora, é comum predominar uma política educacional de cunho platônico.
Na Disciplina currículo estudamos a escola tradicional e moderna, e suas
teorias. E na política vimos suas leis e artigos implantados e modificados,
sendo assim que uma disciplina complementa a outra em informações e
conhecimento
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