terça-feira, 5 de novembro de 2013

AULA 11

A aula teve continuação da matéria sobre os fundamentos do currículo, aprofundando mais no assunto.Explicou sobre fundamentos do currículo e que seria impossível falar de currículo sem falar da cultura, pois existe cultura em vários lugares e de diferentes modos. Relembrou assuntos anteriores como componentes do currículo tipo o que ensinar, como ensinar e quando ensinar relacionando conteúdos, conceitos e objetivos. O professor passou um vídeo relatando como é o ensinamento e a aprendizagem em uma escola de Portugal.
No segundo momento explicou sobre psicologia genética quando se fala de psicologia genética fala se de Piaget na medida em que vai se desenvolvendo o cognitivo o conhecimento acontece, pois para Piaget o desenvolvimento da aprendizagem se dá do meio para o eu, Piaget era construtivista e na sua teoria o individuo passa por um processo de maturação.
E explicou sobre Ausubel que era um teórico da aprendizagem significativa que fazia uma trajetória da aprendizagem mecânica e significativa. Depois passou um vídeo sobre a Escola Ponte em Portugal fez uma alusão dessa escola com a escola brasileira, pois a cultura que temos é retrograda e atrasada. 


Análise da Aula: Produtivo o aprofundamento sobre os fundamentos do currículo, interessante o quanto ele abrange tanta coisa, nunca tem um término, afinal currículo envolve muitas coisas. E quanto ao vídeo foi interessante para compararmos o ensino e aprendizagem de Portugal com o daqui .

Nenhum comentário:

Postar um comentário