terça-feira, 29 de outubro de 2013

ADAPTAÇÕES AO DISCALCÚLICO

Seguindo orientações da Associação Brasileira de Discalculia - ABD (apud SILVA, 2008, p.26) segue algumas possibilidades de a

  •  Permitir o uso de calculadora;
  •  Adotar o uso de caderno quadriculado;
  •  Não estipular tempo nas provas, reduzir o número de questões (sendo estas claras e objetivas)
  • permitir o acompanhamento de um tutor para certificar que o aluno entendeu os enunciados;
  •    Evitar avaliações orais;
  •   Reduzir deveres de casa;
  •   Ministrar algumas aulas livres de erros para que o indivíduo conheça o sucesso;
  • É importante ter em mente que para os discalcúlicos nada é óbvio;
  • Não descarte a possibilidade de se trabalhar com uma equipe multidisciplinar, em destaque o Psicopedagogo que trabalhará a autoestima, valorizando as atividades desenvolvidas pelo sujeito e descobrindo seu processo de aprendizagem e os instrumentos que auxiliarão no aprendizado;
  • Optar por jogos para trabalhar seriação, classificação, psicomotricidade, habilidades espaciais e contagem;
  • Deixar o aluno saber que o professor está ali para ajudá-lo e nunca para desestimulá-lo com atitudes e palavras que destaquem suas dificuldades. 
  • Para um auxílio melhor é necessário que pessoas ligadas ao sujeito e dispostas a ajudá-lo levem em consideração sua história de vida, seus conhecimentos informais, condições sociológicas, psicológicas e culturais (PCNEF BRASIL, 1998 apud SILVA, 2008, p. 28).




FONTE : 

Monografia apresentada ao Curso de Pós Graduação em Psicopedagogia Clínico Institucional da Escola Superior Aberta do Brasil como requisito para obtenção do título de Especialista em Psicopedagogia Clínico Institucional, sob a orientação do Prof.: Ms. Aloísio Silva.

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