terça-feira, 5 de novembro de 2013

Currículo e Psicologia da Aprendizagem

CURRÍCULO E PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM


Ausebel e Bruner traduzem uma proposta baseada nos princípios construtivistas e psicopedagógicos, ou seja, uma interação entre a pedagogia e a psicologia, como parâmetros da ação educativa. 

Segundo César Coll, em seu livro "Psicologia e Currículo":
"(...) o crescimento pessoal é o processo pelo qual o ser humano torna sua a cultura do grupo social ao qual pertence [processo de apropriação cultural], de tal forma que, neste processo, o desenvolvimento da competência cognitiva está fortemente vinculado ao tipo de aprendizagem específicas e, em geral, ao tipo de prática dominante".
A relação que existe entre Currículo e Diversidades e Psicologia da Aprendizagem, é consentir a necessidade de se cumprir o currículo a importância em manuseá-lo de modo a alcançar o aluno em suas particularidades, necessidades e sobretudo na sua integridade. E essa relação é um fator norteador.

A Psicologia da Aprendizagem abre lacunas que buscam ir além do cumprimento do currículo conteudista quebrando paradigmas do ensino convencional uma vez que se fizer necessário atender um aluno com dificuldades, introduzindo (permeando) meios eficientes sem se atarem ao tradicional como se todos fosse absolutamente iguais nos seus medos, dificuldades e respostas. Viabiliza direcionar uma forma diferenciada em busca de resposta por meio de experiências. As crianças estabelecem um aprendizado até mesmo através das múltiplas brincadeiras (que muitas vezes são consideradas irrelevantes) e as relacionam com experiências vivenciadas que respondem de maneira positiva e ainda desenvolvem as relações interpessoais e favorece a futura relação social. Torna pertinente considerar a atuação da Psicologia da Aprendizagem, onde o professor pode trabalhar o currículo além do que é fixado como padrão.

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