O transtorno do déficit de atenção e hiperatividade é uma dificuldade de aprendizagem comumente encontrada nas escolas. Sob uma visão comportamental é considerada como um distúrbio de desenvolvimento manifestado por meio de comportamentos considerados inadequados em que a criança não consegue controlar prejudicando seu nível de atenção e concentração.
Percebe-se com a definição acima que o TDAH faz com que as crianças assim diagnosticadas tenham dificuldades de aprendizagem. É IMPORTANTE RESSALTAR QUE AS CRIANÇAS COM TDAH TEM CONDIÇÕES DE APRENDER, TEM POTENCIAL PARA APRENDER, CASO AJA CONDIÇÃO PARA TAL.
Uma equipe multidisciplinar deve estar sempre unida no diagnóstico das dificuldades de aprendizagem, portanto, fonoaudiólogos, psicopedagogos, pedagogos, psicólogos, neurologistas, entre outros devem avaliar e juntos chegarem a uma conclusão sobre o diagnóstico e o tratamento, após uma avaliação minuciosa os profissionais decidirão qual será ou as terapias adequadas para cada criança .
Na idade escolar os sintomas tornam-se mais evidentes e mais observáveis, principalmente no ambiente escolar, com muitas crianças juntas na mesma sala de aula é possível comparar comportamentos, observando brincadeiras e interações sociais. Muitas das crianças que possui esse transtorno são rotuladas como desatentas, apesar de estarem ligadas a tudo o que acontece ao seu redor. Pesquisar revelam de cerca de 3 a 5% da população em idade escolar podem apresentar o TDAH, e o que realmente elas não conseguem fazer é planejar suas atividades ou atitudes com antecedência.
Para utilizar jogos como estratégia pedagógica, o educador deve levar em consideração as características da criança com TDAH, e quais as condições em que deverá realizar as atividades, objetivando auxiliar o aluno a desenvolver as suas potencialidades para um bom desempenho social, emocional e cognitivo .
No entanto o ato de brincar é de suma importância no desenvolvimento e aprendizado da criança . No dia a dia escolar , percebe-se que essas crianças apresentam dificuldades de autocontrole, o que dificulta o trabalho do professor em sala de aula.
Nenhum comentário:
Postar um comentário